Colegas da Nacional,
Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, elegeremos a gestão 2009 do CACO. Nós, do Movimento Pelo Direito Sempre (Chapa 1), por não querermos ver na FND o mesmo que nas eleições municipais, em que cerca de 30% dos eleitores preferiram abster-se de optar entre os candidatos, viemos convocá-los a escolher o seu próximo representante na Faculdade.
Mas como diferenciar três chapas que tanto propõem às vésperas da eleição? Nada melhor do que diagnosticar as prioridades de cada uma para a FND e seu entendimento sobre as funções do CACO, não só através do discurso, mas também comparando suas ações concretas no cotidiano da Nacional.
Queremos então que conheçam um pouco mais sobre a Chapa 1. De nosso lado, deixamos claro que priorizamos a reestruturação de nosso prédio para propiciar condições dignas de aula. Assim, é papel do CACO tanto exigir a realização da reforma elétrica, como disputar as verbas provenientes do REUNI para as reformas seguintes.
Como gestão em 2007, uma das nossas maiores conquistas (ao lado da aprovação do mestrado, cujo edital para a primeira turma já foi aberto) foi a definição de um cronograma para a reforma elétrica. Cronograma esse que acabou por não ser cumprido em 2008 principalmente em decorrência das ações das atuais gestões do CACO e DCE, que em diversos momentos engessaram a atuação da reitoria, atrasando projetos não só na FND, como em toda a UFRJ.
Porém, não bastam salas de aula viáveis, precisamos de professores qualificados dentro. Por isso, defendemos a chegada do REUNI e seus mais de 13 mil professores já autorizados por lei (Lei n° 11.740/2008) para as universidades federais a partir de 2009. A FND não pode ficar fora dessa e o seu corpo discente terá papel essencial para que as vagas sejam distribuídas de forma justa na UFRJ!
Por isso, em 2008, fomos o único grupo da faculdade a questionar desde logo os critérios de distribuição de vagas da UFRJ (que privilegiam as unidades menos carentes), fomos a única oposição que se engajou na luta por mais professores para a FND e no acompanhamento dos concursos públicos garantidos durante a nossa gestão de 2007. Resultado da nossa preocupação com os interesses dos estudantes, não só a realização de eventos acadêmicos, como doações substanciais para a biblioteca e as diversas manifestações em prol da Faculdade, como a que implicou na sindicância em face do problemático professor Renato Flores. Contudo, é claro que poderíamos ter feito muito mais se contássemos com a legitimidade de ser o oficial representante dos estudantes da Nacional.
Enfim, por todo esse trabalho, fomos aglutinando alunos de todos os turnos e períodos e permanecemos abertos a novos participantes e sugestões. Não deixem de ler os nossos próximos materiais com as nossas propostas para 2009.
Saudações democráticas,
Movimento Pelo Direito Sempre! Chapa 1!















